04 maio 2010

OFICINA DE ESCRITA DE ARGUMENTO, por Virgílio Almeida



Formador: Virgílio Almeida
Data: entre 20 e 22 de Maio | 5ª, 6ª feira e sábado (4h+4h+8h)
Local: Casa da Animação
Carga Horária: 16 horas
Horário: 5ª e 6ª - 14h-18h; Sábado 10h-13h; 14h-19h
Destinatários: Argumentistas, realizadores, estudantes, formadores e outros profissionais do cinema de animação.
Nº de participantes: 10-16
Preço de inscrição: 50 €


Objectivos 


Desenvolvimento de técnicas de escrita do guião para séries de animação. Consolidação e reforço de competências de escrita de episódios de séries de animação. Ênfase nos conteúdos para televisão e para crianças até aos 9 anos de idade. Formação ancorada em estudos de casos* e na realização de exercícios individuais e em grupo.


Conteúdos Programáticos


1. Enquadramento dos formandos no mercado nacional e internacional de séries de animação. O crescimento e a diversidade dos conteúdos europeus e as plataformas de encontro/promoção/comercialização de séries europeias. As parcerias internacionais. A importância do desenvolvimento de competências transversais de trabalho em equipa.


2. Linguagem audiovisual e visualização da escrita. Limites e fronteiras na escrita para séries de animação: questões técnicas, linguísticas e de produção.


3. O tema: ideias, pontos de partida e metodologias de pesquisa. Formatos e faixas etárias.


4. Adaptação: o texto literário versus o guião. A reinvenção e a reconstrução da estrutura duma narrativa pré-existente. Supressão e criação de elementos como suporte narrativo.


5. A importância do conceito e do tone da série. A estrutura dum episódio-tipo. O fio condutor dos episódios.


6. Desenvolvimento da ideia e da sinopse. A escrita dos storylines dos episódios. A escrita do episódio-piloto.


7. Criação de personagens: dimensão psicológica e simbólica; dimensão física e caracterização através da acção. O elenco principal e as personagens secundárias: protagonistas, antagonistas e impact characters. Arcos das personagens. Backstory.


8. A construção da bible da série.


9. Compressão temporal dos elementos: acto, cena e diálogo. Acção versus diálogo. Economia dos diálogos. Escrever com sons; escrever com música.


10. O Pitching.


veja o cartaz aqui
download ficha de inscrição aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário