23 junho 2010

OFICINAS DE VERÃO NA CASA DA ANIMAÇÃO



BANDA DESENHADA E ILUSTRAÇÃO

Prático, acessível e estimulante, palavras que expressam bem a dinâmica que a Casa da Animação pretende ver potenciada enquanto espaço de fruição artística e cultural. Um lugar aberto a todos, enquanto espaço privilegiado para a reflexão, divulgação e experimentação em animação e artes concordantes, como a escrita, a ilustração e a banda desenhada.

Estas acções de formação tem carácter essencialmente prático e promovem, num ambiente criativo, a aquisição de conhecimento, ferramentas e métodos de trabalho, uma reflexão sobre o processo criativo, desenvolvimento de estudos da imagem, texto, e sua integração artística, exploração de suportes, da cor e dos materiais, culminando, nas diferentes áreas, num projecto de desenvolvimento pessoal e artístico.

A arte de narrar histórias
CURSO DE BANDA DESENHADA, por Paulo Patrício
Data: 3, 10, 17 e 24 de Julho 2010
Local: Casa da Animação (estúdio de produção)
Destinatários: A oficina é dirigida ao público em geral, com ou sem formação artística, com idade superior a 14 anos.
Horário: 14-18h
Duração: 16 horas
Nº de participantes: mínimo 8 máximo 12

Oficina de introdução à banda desenhada, orientada por Paulo Patrício, e que tem como objectivo a realização de uma banda desenhada, promovendo acima de tudo a liberdade criativa individual, assim como a partilha de experiências e inspiração.

Tem histórias publicadas em inúmeras revistas, desde a portuguesa Quadrado à mexicana Complot, passando por colectâneas como Uma Revolução Desenhada - O 25 e Abril e a BD ou Oupus, pela prestigiada editora francesa L’Association.

No campo da ilustração, trabalhou para as seguintes revistas, jornais, agências de publicidade e instituições: Antena 3, Bedeteca de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Porto, CulturPorto, Fantasporto, Festival de Jazz do Porto, FNAC, Independente, Lipor, Museu do Fado e da Guitarra Portuguesa, Porto Editora, Público – Local, Porto e Pública, NTM ­ Comunicação e Publicidade, Revista Atlântico, STRAT - Agência de Publicidade, Teatro de Ferro, The Gift Company, Zona de Obras [Espanha], Will Oldham, etc.

A arte de ilustrar para a infância

OFICINA DE ILUSTRAÇÃO INFANTIL, por Marta Madureira
Data: 8, 9, 10, 15 e 16 de Julho 2010
Local: Casa da Animação (estúdio de produção)
Destinatários: maiores de 16 anos
Horário: 14-18h
Duração: 20 horas
Nº de participantes: mínimo 8 máximo 12

E se ilustrássemos um livro para os mais jovens?
Uma oficina que propõe uma abordagem aos princípios, métodos e formas de ilustrar livros dirigidos ao público infanto-juvenil

MARTA MADUREIRA
Licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde também fez o mestrado em Design de Imagem. É professora de desenho e ilustração no Instituto Politécnico do Cávado e Ave e trabalha ainda em design, ilustração e cinema de animação, tendo realizado uma série de 26 episódios para televisão, As máquinas de Maria. Publicou vários livros para crianças e tem participado em diversas exposições colectivas.

Recebeu, entre outros, os seguintes prémios: Prémio de Ilustração Jovens Criadores 2002 – Coimbra (2001); Prémio Bienal de Atenas – Grécia (2003); Prémio de Vídeo/Animação Jovens Criadores 2004 – Silves (2004); Grande Prémio Corta – Festival Internacional de Curtas-Metragens do Porto (2004); Prémio Bienal de Nápoles – Itália (2005); Prémio Engenheiro António de Almeida – Fundação Engenheiro António de Almeida (2007). Pelo conjunto das ilustrações de Livro dos Medos, com texto de Adélia Carvalho, recebeu uma menção especial do Prémio Nacional de Ilustração 2009.


Quando a imagem dispensa qualquer palavra

UM LIVRO SEM LETRAS, por Rui Vitorino Santos
Data: 23 e 24, 30 e 31 de Julho 2010 (Sexta e Sábado)
Local: Casa da Animação (estúdio de produção)
Destinatários: maiores de 16 anos
Horário: 14-18h (Sexta) | 10-14h (Sábado)
Duração: 16 horas
Nº de participantes: mínimo 8 máximo 12

Oficina de introdução à ilustração contemporânea. Desenvolvimento de estratégias e metodologia de expressão artística pela ilustração.

Nascido na Batalha, no ano de 1971, Rui Vitorino Santos reside, actualmente, na cidade do Porto. É docente de Design de Comunicação e Ilustração na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Complementando a actividade pedagógica, Rui Vitorino Santos é ilustrador e investigador na área da Ilustração. Juntamente com Julio Dolbeth assina o projeto da Galeria Dama Aflita.

Os trabalhos produzidos no âmbito destas oficinas serão apresentados numa exposição pública em Setembro de 2010, juntamente com os trabalhos produzidos nos cursos com o mesmo tema desenvolvidos em 2009. Em Setembro serão também anunciadas cursos avançados nestas áreas, e serão explorados novos universos da escrita, ilustração e animação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário